Seja bem-vindo.

Aos poucos deixarei aqui algumas impressões. Talvez o meu mundo seja parecido com o seu. Nele, uma grande luz brilha, cada dia mais intensa. O "Sol da Justiça", tão fácil de explicar, tão difícil de entender. Não sejam as minhas palavras, mas uma brisa que alivie o estado ruim de nossas almas.


sábado, 4 de janeiro de 2020

IV.   “Basicamente, existem dois tipos de pessoas.” (voltando ao tópico I.)
     No limite do contraste, existem dois tipos de atitude. Considerando o momento que se chama , isso define duas condições opostas em que um Homo sapiens pode se encontrar. Na prática, ninguém está totalmente errado assim como ninguém pode estar totalmente certo. Trata-se de uma inclinação. Inclinação para o bem. Inclinação para o mal.
       Através de muitas metáforas e também da história de muitas pessoas, a Bíblia é nosso espelho. A Bíblia fala de gente. Fala de você: Sua melhor versão, instante em que você é perfeito; ou seu fracasso em ação, quando você erra o alvo, sendo este o significado da palavra pecado. Por isso ela é tão valiosa. Ela é a consagração da história escrita por uma linhagem de pessoas comuns. Entretanto, a fé dessas pessoas em sua comissão permitiu-as bem escrever e bem preservar tal história. Veja que eu escrevi fé (…a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem – agora, você que já leu o Gênesis leia o capítulo onze da carta Hebreus no Novo Testamento. Faça isso agora, você vai se surpreender).
       Deus disse para Abraão, Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” (Gênesis 12). Abraão confiou, Abraão partiu, e isso foi reputado a ele como ato de justiça. A justiça é o contra-ponto da verdade. A verdade é a real natureza das coisas, sobre a qual nós podemos ter uma razoável projeção mental. A justiça é a adequação a esse ideal, no sentido em que o justo, ou ajustado, não falta e também não sobra.
      Na sua vastidão, a Bíblia explica a si mesma. É uma obra completa. Pessoas segundo o Espírito que moveu Abraão vão obtendo da Bíblia, uma a uma, as respostas de que precisam. A fé precisar ser provada. Não raro revela ser apenas uma crença, um palpite. Esse 1% de incerteza ainda vai te matar!
      Realmente, é impossível ter 100% de certeza, exceto quando o Eterno Criador fala no íntimo, com excelso poder, e recebemos o selo de legitimidade. Por isso a fé é um dom de Deus. As dádivas são alcançadas pelos que as desejam. O que você tem desejado ultimamente?

V.    Elohim (meu Deus pessoal)
       Façamos logo a distinção entre o “Deus de Abrãao, de Isaque e de Jacó”, e quaisquer outros poderes. Autoridades elevadas, anjos e coisas afins eram chamadas “el”, o equivalente para deus (de Zeus, o chefe do panteão grego). É corriqueira a associação com a palavra Senhor, que pode ser usada para se referir a qualquer divindade, “senhor das mula-sem-cabeça”. Por isso, Deus e Senhor precisam ser usados com cautela. Abraão se referia ao seu Elohim. Para evitar confusão com o politeísmo, o Criador dos céus e da terra é chamado “Deus de Abraão” ou “Deus de Israel”.
     O monoteísmo (um só deus) era um fenômeno incomum. O culto aos espíritos dos familiares mortos (daemon) é a forma mais primitiva de religião. Os filósofos gregos que primeiro defenderam a lógica de uma única “causa primeira”, ou de um único ser supremo, foram chamados de ateus.
     No livro Êxodo, o próximo a que vamos nos dedicar, veremos que Moisés pediu para saber o nome Daquele que lhe falava, alegando que os deuses do Egito possuíam nomes utilizados pelo povo. Provas não faltaram para que todo o Egito entendesse, tratava-se do mais poderoso dos senhores. Alguém que revelou-se incomparável, O Único Ser Auto-Existente, O Criador e Mantenedor de toda e qualquer realidade, traduzido na língua portuguesa por “Eu Sou”, embora não caiba a tradução de um nome próprio.
     Originalmente, se escreve com quatro consoantes do hebraico (tetragrama). Como no hebraico a pronúncia seguia a tradição oral, não havia vogais. A pronúncia correta ainda é objeto de investigação, de modo que os adjetivos “Eterno” e “Altíssimo”, podem servir adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário